The M+G+R Foundation

Santa Bárbara

 Festa - Dezembro 4


QUEM FOI SANTA BÁRBARA

Bárbara era filha do governador Dióscoro e nasceu na Nicomédia, junto ao Mar de Mármara. De uma grande beleza, foi várias vezes pedida em casamento. Recusou sempre. O seu pai fechou-a numa torre com duas janelas. Um padre, disfarçado de médico, converteu-a ao cristianismo e baptizou-a.

Bárbara, para manifestar a sua Fé na Santíssima Trindade, mandou abrir uma terceira janela na torre onde estava encerrada. Descoberta a sua adesão ao Cristianismo, o pai quer matá-la, mas ela foge, abrindo-se um pedregulho para a deixar passar. Um pastor descobre onde ela se tinha recolhido, mas Deus castiga-o mudando-lhe as orelhas em escaravelhos. Dióscoro chega por fim a encontrar a filha, arrasta-a até diante do juiz, que a faz passar terríveis suplícios. Por fim, Dióscoro corta a cabeça da filha. O castigo de Deus foi imediato: o pai cruel é fulminado por um raio.

Santa Bárbara foi morta por volta do anno 235. O seu culto espalha-se no Oriente e no Ocidente. A Igreja celebrava a sua festa a 4 de Dezembro.

A imagem de Santa Bárbara costuma ter os seguintes atributos: - palma e coroa de mártir; torre onde o pai a encarcerou; cibório encimado pela Hóstia, pelo facto de ser evocada contra a morte súbita; canhão ou uma bala, referência ao facto de ser padroeira dos artilheiros; espada, lembrando a maneira como morreu decapitada.

Santa Bárbara

Invocada contra as trovoadas e contra a morte súbita

A Santa Bárbara é atribuído preservar os seus devotos de morte repentina, naturalmente por alusão ao pai incrédulo que termina fulminado. Segundo os Livros de Horas pedia-se: “fazei Senhor, que, por intercessão de Santa Bárbara, obtenhamos receber, antes da morte, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo”. Por isso é a Santa representada muitas vezes segurando um cibório encimado pela Hóstia.

É também invocada contra as trovoadas, com a seguinte oração:
 

                        Santa Bárbara bendita,

                        Que nos Céus estais escrita,

                        Com pena e água benta

                        Livrai-nos desta tormenta.

É padroeira dos fogueteiros e fabricantes de fogo de artifício, dos mineiros que lidam com explosivos e, devido à torre onde estava prisioneira, dos encarcerados e também dos pedreiros e arquitectos. E ainda dos sineiros, dos tecelões e chapeleiros.


ORAÇÃO A SANTA BÁRBARA


Salvé, Virgem gloriosa,
E Bárbara generosa,
Do Paraíso fresca Rosa,
Lírio da Castidade.

Salvé, ó Virgem toda formosa,
Lavada na fonte da Castidade.
Doce, branda e devota,
Vaso de todas as virtudes.

Salvé, Virgem livre de pecados,
Que ouves o Esposo com voz clara
Que te diz: Vem formosa, vem amada,
Vem, serás coroada.

Salvé, Bárbara serena,
Formosa como a Lua Cheia.
Melodia agradável,
Segues ao Esposo cordeiro.

Salvé, Barbara bem-aventurada,
Que como o Esposo preparado,
Passaste das núpcias,
Para os gozos eternos.

Salvé, fulgente margarita.
Na coroa de Jesus engastada,
Assim na morte como na vida,
Nos sê propícia. Amen.

            Pai Nosso, Avé Maria, Glória.


Publicado em Dezembro 4 de 2007 

© Copyright 2007 - 2016  pela The M+G+R Foundation. Todos os dereitos reservados. Não entanto, você pode livremente reproduzir e distribuir este documento, sempre e quando: (1) Referência apropriada é feita sobre a sua origem; (2) Nenhuma modificacão é feita ao texto sem prévia autorização escrita; e (3) Não haja recebimento de quantias pelo mesmo.

The M+G+R Foundation
Sobre Nosotros  y  Preguntas Frecuentes sobre Nosotros


HOME PAGE - Português HOME PAGE - Inglês

HOME PAGE - Espanhol


HOME PAGE de Emergência


Future Use

Note se faz favor:
Se as imagens datadas acima não aparecerem neste documento, isso significa que não está perante o documento original dos nóssos servidores. Deve ter razão para duvidar da autenticidade deste documento, recomendamos então que, de novo, procure acesso ao nósso servidor e click "Refresh" ou "Reload" do seu Browser para ver o documento original.

Se desejar contactar The M+G+R Foundation, Clique aqui se faz favor, e siga as instruções.