The M+G+R Foundation

Idolatria

e

O Perigo Mortal do Fanatismo


INTRODUÇÃO

Revimos as seguintes definições de Fanatismo e Idolatria que nos foram apresentadas (1). Independentemente das suas fontes humanas, miguel de Portugal assegura-nos que estas definições devem ser entendidas e tidas em conta como se fossem ditadas directamente por Deus Todo-Poderoso.

Tomar nota especial da referência à blasfémia contra o Espírito.


Fanatismo (Fanático)

Este termo é geralmente definido como um zelo apaixonado, cego e intratável ou admiração por alguém, um partido, uma religião, uma doutrina, etc.  Esta definição torna claro que é extremamente perigooa. Efectivamente, a fé na verdade revelada nunca requer uma fé cega, excessiva ou violenta.  Isto é evidente por si mesmo e é suficiente para condenar qualquer fanatismo, venha ele de onde vier. É inútil dizer mais sobre o assunto.

Devemos estar atentos contra certas formas de fanatismo que por vezes se escondem sob o disfarce de patriotismo, moralidade ou religião. Porque então se torna uma verdadeira caricatura destes valores reais. Por vezes, as pessoas deixam-se levar por pessoas dominadas pelo orgulho, pela ânsia de poder, pela estúpida mesquinhez ou pelo lucro. Isto conduz à intolerância, violência, racismo e ao sofrimento que lhe está associado, bem como ao terrorismo.

Só o amor e a liberdade pessoal de uma pessoa responsável perante um Deus pessoal pode alterar a sua própria vida, e não ideologias ou totalitarismos, mesmo que estes se escondam atrás de palavras que enganam os ingénuos. É por isso que é necessário combater todo o fanatismo, seja sob a forma de seitas duvidosas, pseudo-gurus, políticos desonestos, ou mesmo crentes sectários, que podem ser sinceros, mas que, nas suas visões estreitas e rígidas, esquecem a dignidade da pessoa que está livre perante Deus. Estes últimos desejam impor pela força aquilo que consideram ser a verdadeira fé. O orgulho que advém de ter a consciência tranquila pode mesmo transformar a religião numa arma com a qual se pode atingir os outros.

O fanatismo transforma o objecto da fé num ídolo. É uma idolatria. Faz passar o mal pelo bem. Conduz à blasfémia contra o Espírito.
(2)


Ídolo (Idolatria)

Assim que damos valor absoluto a qualquer coisa criada, fazemos dela um ídolo. Sempre que identificamos com o próprio Deus algo que só deve conduzir a Ele, fazemos dele um ídolo: pensamos possuir Deus, que nem sequer os céus podem conter. É possível transformar a Bíblia, a Igreja, a liturgia, a lei ou a moral em ídolos. O fundamentalismo, o clericalismo, o ritualismo, o farisaísmo, o moralismo e muitos outros "ismos" são formas de idolatria e levam ao fanatismo.


CONCLUSÃO

Pela nossa parte continuamos a emitir os avisos e alertas apropriados; é tudo o que podemos (e devemos) fazer. No entanto, os fiéis casuais ou descuidados devem lembrar-se que à medida que cada um deles lê estas linhas, estão a ser marcados pelo Céu como Avisados com tudo o que isso implica em termos da aplicação da Justiça Divina (3) e da Misericórdia Divina (4).



NOTAS               
(1) Catecismo Ortodoxo Oriental. Publicado em Inglês pela St. Vladimir's Seminary Press. A editora é Catherine Aslanoff; o tradutor para Inglês é Paul Meyendorff. pp. 253-254 e 256.
(2) “Todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem será perdoado, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo jamais receberá perdão.” [Lucas 12:10]
(3) Um exemplo de como funciona a Justiça Divina (em Inglês)
(4) Como compreender melhor os desígnios da Misericórdia Divina (em Espanhol) (y em Inglês)



Documentos relacionados

Um estudo de caso psiquiátrico de Fanatismo Religioso (em Inglês)

O fanatismo não faz parte do legado de Nosso Senhor Jesus Cristo (em Espanhol) (e em Inglês)

Quando o dinheiro e o lucro material se tornam ídolos (em Espanhol) (e em Inglês)



En Español:  Idolatría y El Peligro Mortal del Fanatismo

In English:  Idolatry and The Mortal Danger of Fanaticism


Publicado em Inglês em 19 de Julho de 2006 - União Europeia • Traduzido para Português em 10 de Maio de 2021 utilizando a versão gratuita do DeepL.com/Translator

O Selo de São Miguel Arcanjo © Copyright 2006 - 2023 pela The M+G+R Foundation. Todos os direitos reservados. No entanto, este documento pode ser livremente reproduzido e distribuído desde que: (1) seja dado o devido crédito quanto à sua fonte; (2) não sejam feitas alterações ao texto sem consentimento prévio por escrito; e (3) não seja cobrada qualquer quantia.


The M+G+R Foundation
Na Internet desde 1998
Introdução para Primeira Visita  |  Preguntas frequentes
Página Principal  |  Portugues  |  Página de Procura
Termos de Utilização  |  Sobre Nós  |  Contacto
Sitio de Emergência (Cópia Espelhada)
English  |  Español