The M+G+R Foundation

Milenarismo

A Ultima Provaçäo da Igreja Católica

Segundo o Catecismo da Igreja Católica


NOTA Adicionada a 23 de Agosto de 2013

Note-se que o que está associado ao nome “Milenarismo” - entendido como “a falsificaçäo do Reino futuro sob o nome de Milenarismo - é algo muito diferente dos mil anos reais de que se fala no Livro do Apocalipse 20:1-10.

O que o Catecismo Católico Romano está a avisar os fiéis é a “falsificaçäo do Reino”, ou seja, quando o Falso Cristo, sobre o qual escrevemos e avisámos os fiéis, tentará convencer o mundo a colaborar com ele, forçando, pelos seus próprios meios e não pela intervenção divina, o estabelecimento dos verdadeiros mil anos de paz e prosperidade. Esta “contrafacção do Reino” seria a “forma política dum messianismo secularizado, 'intrinsecamente perverso'” referido no parágrafo 676 do Catecismo, ou seja, a tentativa de estabelecer uma “nova ordem mundial” sobre a qual advertimos contínua e insistentemente.


Catecismo da Igreja Católica  (1)


Parágrafo 675

Antes da vinda de Cristo, a Igreja deve passar por uma prova final, que abalará a fé de numerosos crentes. A perseguiçäo, que acompanha a sua peregrinaçäo na Terra, porá a nu o “mistério da iniquidade”, sob aforma duma impostura religiosa, que trará aos homens uma soluçäo aparente para os seus problemas, à custa da apostasia da verdade. A suprema impostura religiosa é a do Anticristo, isto é, dum pseudo-messianismo em que o homem se glorifica a si mesmo, substituindo-se a Deus e ao Messias Encarnado.


Parágrafo 676

Esta impostura anticrística já se esboça no mundo, sempre que se pretende relizar na história a esperança messiânica, que näo pode consumar-se senäo para além dela, através do juízo escatológico. Mesmo na sua forma mitigada, a Igreja rejeitou esta falsificaçäo do Reino futuro sob o nome de milenarismo, e principalmente sob a forma política dum messianismo secularizado, “intrinsecamente perverso”.1


Parágrafo 677

A Igrja näo entrará na glória do Reino senäo através dessa última Páscoa, em que seguirá o Senhor na sua Morte e Ressurreiçäo. O Reino näo se consumará, pois, por um triumfo histórico da Igreja segundo um progresso ascendente, mas por uma vitória de Deus sobre o último desencadear do mal, que fará descer do Céu a sua Esposa. O triunfo de Deus sobre a revolta do mal tomará a forma de Juízo final, após o último abalo cósmico deste mundo passageiro.



NOTAS                
(1) Catecismo da Igreja Católica, p 161, G.C. - Gráfica de Coimbra, Lda., ISBN 976-603-069-2



Documentos relacionados

O mundo NÃO está a chegar ao fim... Ainda! (em Espanhol)

Profecias e promessas bíblicas sobre o Regresso de Cristo (em Espanhol)

O Regresso de Cristo em Glória, sobre as nuvens do Céu - de acordo com as Escrituras (em Espanhol)

O regresso de Cristo - Ele disse que seria imediato? (em Espanhol)

As profecias do Antigo Testamento identificam Jesus como o Messias (em Espanhol)



En Español:  Sobre el Milenarismo - La Última Prueba de la Iglesia

In English:  About Millerianism - The Church's Ultimate Trial


O Selo de São Miguel Arcanjo © Copyright do Formato 1999 - 2024 pela The M+G+R Foundation. Todos os direitos reservados. No entanto, este documento pode ser livremente reproduzido e distribuído desde que: (1) seja dado o devido crédito quanto à sua fonte; (2) não sejam feitas alterações ao texto sem consentimento prévio por escrito; e (3) não seja cobrada qualquer quantia.


The M+G+R Foundation
En Internet desde 1998
Introdução para Primeira Visita Preguntas frequentes
Página Principal Portugues Página de Procura
Termos de Utilização Sobre Nós Contacto
Sitio de Emergência (Cópia Espelhada)
English Español